top of page
Construir uma Universidade de Investigação  

Paula Soares,  Conceição Nogueira

São missões da Universidade do Porto (UP) a realização de investigação científica, a valorização social do conhecimento e a sua transferência para os agentes económicos e sociais, assim como a cooperação com instituições nacionais e internacionais numa perspetiva de valorização recíproca, nomeadamente através da investigação básica e aplicada, da prestação de serviços à comunidade, posicionando a UP enquanto Universidade de Investigação (Research University).


A UP integra atualmente cerca de 50 unidades de investigação, nove das quais são Laboratórios associados, sendo responsável no seu conjunto por 23% dos artigos portugueses indexados na Web of Science e numerosas patentes e outras formas de valorização do conhecimento.  Mas estes indicadores resultam, em parte, do trabalho de um número crescente de docentes e investigadores integrados na UP em situações de trabalho precário.


Pensamos que o Conselho Geral deve insistir na priorização da investigação, mas desincentivando a precariedade. Deve promover a comunicação e colaboração entre diferentes unidades de investigação, permitindo deste modo a construção de um sentido de pertença forte, ao mesmo tempo que valoriza a colaboração com outras universidades/centros de investigação nacionais e internacionais, fomentando também a internacionalização.
Deve incentivar a ligação à comunidade.  A sustentabilidade económica e social de países e regiões está associada à sua capacidade de produzir conhecimento e de o transformar em vantagens competitivas, através da sua utilização e exploração.


É fundamental que o Conselho geral valorize ainda mais esta missão da UP de modo a que esta se afirme como uma Universidade de Investigação, em que docentes, investigadores e estudantes estejam envolvidos no processo de criação de saber e de aprendizagem contínua em condições dignificadas.


O Conselho Geral deve ter por isso uma atitude pró-ativa que possa influenciar decisões estratégicas fundamentais que acabam por reforçar a investigação como área estratégica.

bottom of page